
JOKANA KUÃSE AKUÃG
MULHERES INDÍGENAS, SEUS SABERES E TRABALHO: ESPAÇOS DE SABERES DA ALDEIA PEQUI - CUMURUXATIBA/BA
IMPLEMENTAÇÃO DO TERMO DE COLABORAÇÃO 149/2024 - CAR/SDR.
O Instituto Çarakura está implementando o projeto "Jokana Kuãse Akuãg: Mulheres indígenas, seus saberes e trabalho - espaço de saberes da Aldeia Pequi", no Território Indígena Comexatiba, em Prado (BA). A iniciativa, com duração de 18 meses, tem como objetivo principal fortalecer os saberes ancestrais das mulheres Pataxó por meio da implantação de uma horta agroecológica e da criação de uma Casa de Artesanato, buscndo promover saúde e segurança alimentar local, além da geração de renda e a conservação da cultura tradicional entre as gerações.
O projeto foi selecionado pelo Edital 002/2023 - Empreendimentos econômicos liderados por Mulheres Indígenas da Bahia e é realizado mediante Termo de Colaboração nº 149/2024, firmado com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza.
%2009_45_51_9fdea048.jpg)
Eixos de Atuação
As atividades estão estruturadas em três eixos principais:
-
Horta Agroecológica e Roça: Implementação de cultivos voltados para plantas de relação direta com o artesanato e a segurança alimentar da comunidade.
-
Casa de Artesanato Pataxó: Criação de um espaço de referência para a troca de saberes, produção e comercialização dos produtos artesanais, fortalecendo a economia local.
-
Comunicação e Intergeracionalidade: Realização de oficinas com as anciãs e os anciões do território para promover a troca e registro dos conhecimentos tradicionais sobre os cuidados e uso das plantas medicinais.
Metodologia
A execução do projeto se dará por meio de metodologias participativas, tendo o mutirão como principal forma de organização comunitária. Essa abordagem garante que as decisões e a gestão das atividades – desde o plantio na horta agroecológica até a concepção dos projetos de infraestrutura – sejam coletivas, valorizando os saberes tradicionais, fortalecendo a autonomia da comunidade e a interlocução com os conhecimentos técnico-científicos.
A participação direta de monitoras indígenas da comunidade para a co-gestão das atividades, junto à equipe técnica do Instituto Çarakura, será mais um processo de capacitação contínua que visa formar lideranças para a gestão de futuras iniciativas na Aldeia Pequi.
%2017_47_09_60e48213.jpg)
Saiba mais e acompanhe nosso projeto aqui!
Projeto: Jokana Kuãse Akuãg: Mulheres indígenas, seus saberes e trabalho.
Implementação: Instituto Çarakura
Financiamento: Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)
Marco Legal: Termo de Colaboração nº 149/2024. Recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza.
Idealização: Realização: Apoio:
_edited.jpg)
