top of page
image_edited.jpg

PAEST | PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO

Qual é o projeto ou ação?

 

O Instituto Çarakura realizou a Gestão Compartilhada do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST) de 2015 a 2021, e atualmente está desenvolvendo uma Cooperação Técnica Institucional com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). 

 

O PAEST é a maior Unidade de Conservação de proteção integral do Estado de Santa Catarina e tem o compromisso de conservação e valorização dos recursos naturais, da biodiversidade e da cultura local. Por meio do Centro de Visitantes e atividades de extensão buscamos promover a educação e interpretação ambiental, a recreação e o turismo ecológico. Nossa missão é “promover a Educação Ambiental e o Uso Público por meio da arte, da cultura e da ciência, contribuindo para a conservação da natureza e para o fortalecimento das relações comunitárias”.

Quem faz parte?

 

O Instituto Çarakura atua no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, desde 2015, através de um Termo de Gestão Compartilhada do Centro de Visitantes do Parque junto ao Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC). As visitas ao CV PAEST são conduzidas por uma equipe multidisciplinar de educadores. Para ampliar e potencializar o trabalho no Centro de Visitantes do Parque, contamos com uma rede de apoio de diversos parceiros institucionais públicos e privados, como instituições de ensino e pesquisa, governamentais e da sociedade civil. Essas instituições atuam de diferentes formas, como na pesquisa científica, no apoio institucional e no desenvolvimento de Projetos e Programas relacionados ao Parque e suas comunidades de entorno.

image.png

O que está acontecendo?

 

O Programa de Educação Ambiental do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que tem vinte (20) anos de atuação na sede localizada no município de Palhoça. O projeto atendeu em duas décadas mais de 150.000 visitantes, principalmente professores e alunos de escolas e universidades provenientes do Estado de Santa Catarina. Aproximadamente 40.000 visitantes estiveram no CV PAEST desde 2015 até 2022.

 

Onde?

 

O Complexo do Centro de Visitantes 9(CV) do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é o principal atrativo educacional da Unidade de Conservação, direcionado para escolas, universidades, grupos organizados e famílias. No local encontram-se  auditório, casa açoriana, espaço de exposição, área para piquenique e trilhas interpretativas onde ocorrem palestras, cursos, oficinas e exposição osteológica da fauna. As trilhas são para todas as idades e de fácil acesso, em parte com acessibilidade a cadeirantes. A visita ocorre na planície costeira no ambiente de Restinga onde é possível observar as diferentes formações vegetais, avifauna e acessar informações acerca de todo o parque. 

 

Endereço do CV PAEST: Rodovia BR 101, Km 238 Sul, tem um viaduto próximo ao Posto Maciambú. Tem que cruzar em direção ao litoral e andar uns 500 metros, vai encontrar o portão de entrada. Segue pela estradinha interna até o estacionamento.

Encaminhamentos e outras ações?

 

O planejamento das atividades é realizado de acordo com a faixa etária e interesse dos grupos. O Centro de Visitantes funciona de quarta a domingo das 9:00 às 17:00 horas.

 

A visita deve ser agendada através do site: https://www.skoobtur.com/tour/centro-de-visitantes-do-parque-estadual-da-serra-do-tabuleiro-1-1?to=ima

 

No Centro de Visitantes do Parque também é realizado, desde 2021, o Projeto Ateliê Tabuleiro, que tem trabalhado por meio de oficinas educativas temáticas como Etnobotânica de Plantas Alimentícias e Medicinais da Mata Atlântica, Restauração Ecológica, Arte e Patrimônio Cultural. Dentre as Oficinas realizadas, destaca-se: Sabores e Saberes da Mata Atlântica, Plantas Medicinais da Mata Atlântica, Bombas de Sementes, Aquarela Botânica com Pigmentos Naturais, Paisagens Afetivas e a Oficina-Percurso no Vale da Utopia.

Este projeto lançou recentemente o Guia Etnobotânico Saberes e Sabores da Mata Atlântica, com 50 plantas alimentícias e medicinais presentes na região do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. O material, de livre acesso é gratuito, tem contribuído para a formação de professores, para consulta entre estudantes universitários e para o público em geral. Link para download: https://estrabao.press/edhiram/index.php/ch/catalog/book/30

Também, por meio do Projeto Ateliê Tabuleiro, foi desenvolvido com 350 estudantes do ensino médio da EEB Padre Vicente Ferreira Cordeiro, um jornal educativo, contendo temas relacionados à Etnobotânica, Patrimônio Imaterial, Comunidades Tradicionais e Paisagens Culturais. Segue o material para download: Espinheira Santa 135 - Ateliê Tabuleiro.compactado

O Projeto também teve seus resultados publicados no formato de artigos em revistas científicas, apresentação em congresso internacional, artigo em capítulo de livro e matéria em jornal impresso e de televisão.

 

Para mais informações sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, acesse o site: https://www.parqueestadualdaserradotabuleiro.com/

Instagram: @parquedotabuleirosc

E-mail: centrodevisitantestabuleiro@gmail.com

Youtube: https://www.youtube.com/@cvtabuleiro

bottom of page