top of page
WhatsApp Image 2025-07-21 at 15.33_edited.jpg

DE VOLTA À FLORESTA

PROJETO DE VOLTA À FLORESTA: AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA O FORTALECIMENTO CULTURAL KAINGANG TERRITÓRIO INDÍGENA QUEIMADAS / ORTIGUEIRA-PR

Iniciado em fevereiro de 2024, o Projeto de Volta à Floresta tem como objetivo o fortalecimento da identidade cultural Kaingang e a promoção do bem viver em comunidade, por meio da gestão de cestas alimentícias e da realização de oficinas e vivências comunitárias voltadas para o público escolar, mulheres, jovens e crianças, alinhando-se à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

Celebrado por meio de Termo de Parceria entre Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobras e Instituto Çarakura, o projeto reflete as demandas levantadas desde 2019, quando se deu início aos trabalhos no Território Indígena Queimadas em Ortigueira/PR. A equipe técnica, junto às lideranças da comunidade, realizou uma escuta ativa durante reuniões, oficinas e rodas de conversa, garantindo que as propostas estivessem em sintonia com a perspectiva indígena, a análise antropológica e os princípios de sustentabilidade socioambiental.

WhatsApp Image 2025-07-21 at 15.34.04.jpeg

Metodologia Participativa e Vivencial

A metodologia do projeto é centrada na construção coletiva e vivencial do saber, com participação ativa da comunidade em oficinas, mutirões e vivências. A abordagem é simples, utilizando ferramentas manuais, lúdicas e sensoriais, promovendo o diálogo, a sensibilização e a troca de conhecimento, especialmente sobre a floresta e as águas. O foco está na importância da conservação desses ambientes, essenciais para a saúde e o bem-estar dos povos indígenas.

Principais Ações:

  • Programa de Educação Ambiental: Destinado a estudantes e educadores da escola indígena, com foco em práticas sustentáveis e valorização da cultura Kaingang.

  • Oficinas Temáticas para Mulheres e Jovens: Compartilhamento de técnicas construtivas ancestrais aprimoradas com práticas atuais e de baixo impacto ambiental, como o manejo sustentável de madeira, bambu e terra, saneamento ecológico e tecnologias sociais para o cuidado da água.

  • Agroecologia e Sustentabilidade: Implementação de hortas escolares e comunitárias, e sistemas agroflorestais, com foco no cultivo de plantas alimentícias não convencionais, além de espécies alimentícias e medicinais da floresta.​

WhatsApp Image 2025-07-21 at 15.32.59.jpeg
De volta à Floresta
bottom of page