top of page
Captura de tela 2024-05-21 142132.png

Nossa História

 

O Instituto ÇaraKura nasceu da paixão de Ney pela natureza e da busca por uma vida mais sustentável. Em 1978, ele chegou a Florianópolis para estudar Agronomia e, inspirado pela liberdade que a ilha lhe proporcionava, comprou uma área de 15 hectares onde iniciou um processo de restauração da floresta, construindo sua casa e cuidando da terra com amor e dedicação.  Anos depois, em 1997, Ney conheceu sua parceira, Andrea de Oliveira, que também compartilhava do sonho de trabalhar pela natureza e com crianças. Juntos, abriram as portas do Sítio ÇaraKura para a educação ambiental, recebendo crianças e jovens para vivenciarem a beleza e a importância da natureza.

Em 2005, um curso de Permacultura realizado no Sítio ÇaraKura despertou o desejo de transformar o espaço em um centro de referência para a sustentabilidade. Em 2007, o Instituto ÇaraKura foi fundado, com o objetivo de promover a educação ambiental, a permacultura e a conservação da natureza.

 

Ao longo dos anos, o instituto se consolidou como uma organização atuante em diversas áreas, como a restauração de ecossistemas, o desenvolvimento territorial sustentável e a gestão de unidades de conservação. Hoje, o Instituto ÇaraKura é um exemplo de como a paixão pela natureza e a união de pessoas com um propósito comum podem gerar impacto positivo e inspirar a construção de um futuro mais sustentável.

TRANSPARÊNCIA

Clique aqui e acesse nosso Estatuto Social.

Clique aqui e conheça os nossos PARCEIROS

Missão

Integrar pesquisas, práticas pedagógicas e comunidades para promover ações de restauração ecológica dos ecossistemas.

Visão

Desenvolvemos projetos e vivências criativas para o engajamento de comunidades no manejo ético e responsável dos bens comuns, a fim de promover práticas efetivas de medidas de mitigação e adaptação às emergências climáticas.

Valores

  • Diálogo com conhecimentos ancestrais e saberes populares

  • Respeito e amor a todas formas de vida (à diversidade cultural)

  • Responsabilidade compartilhada

  • Equidade nos direitos e deveres

  • Serviço voluntário e partilha justa

  • Confiança e transparência

  • Cultura da paz

  • Justiça socioambiental e climática

Nossa história
bottom of page