top of page
image_edited.jpg

Trilha da restauração

É uma ferramenta de educação florestal para o acesso ao plantio e à prática da cultura da restauração ambiental, através da implementação de tecnologias sociais de saneamento ecológico. Em conjunto, as metodologias se integram e interagem no desenvolvimento e execução do Projeto Trilhas da Restauração, para promover a governança participativa para água e o saneamento ecológico dos territórios.


A implementação de banheiro-seco em territórios sem saneamento, por exemplo, é uma das técnicas de integração de captação de água da chuva, manejo consciente da água e a utilização do substrato (material resultante do tratamento das fezes do banheiro seco, com aditivo calcário e cinzas) em áreas que se propõem a manutenção das trilhas locais.


A aplicação e o desenvolvimento do projeto visa a recuperação e reabilitação de áreas, para a difusão de elementos acessíveis no âmbito da restauração ecológica, a partir do envolvimento das comunidades locais na regeneração ambiental.


  • Valorização da diversidade cultural

  • Valorização da diversidade cultural, étnica e de gênero

  • Não discriminação e valorização das mulheres


Além de trabalhar com comunidades tradicionais e povos indígenas, o Instituto Çarakura visa a inclusão e valorização da diversidade cultural e equidade de gênero em seus Projetos. Com base no conhecimento local e ancestral, incorporando a troca de métodos e tecnologias sociais apropriadas para cada comunidade, buscamos centrar e potencializar a liderança, a sustentabilidade e resiliência de mulheres e jovens em seus territórios para a adaptação frente às emergências climáticas.


Contemplar a efetiva participação de mulheres e jovens, tanto na execução das atividades, quanto na composição em cargos de tomadas de decisão, para atuarem na promoção da defesa de seus direitos sociais e ambientais, é uma das nossas formas de atuação.

bottom of page